quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Voltei para escrever sobre o Silkscreen

ESTA POSTAGEM ERA PARA O SITE VOZ DA ILHA


 Olá gente do bem, o filho prodigo a casa retorna!
    Depois de um bom tempo longe do Coletivo Voz da Ilha, voltei para escrever umas matérias para o site. Meu afastamento do grupo se deu pelo motivos: falta de tempo, meu estagio passou por um período bem puxado, tive que estudar para os vestibulares de fim de ano e andei fazendo uns cursos também... é isso aí, essa é a minha desculpa. Poéem agora aqui estou de volta, quero escrever, postar fotos e contribuir com a produção de mais conteúdos para o site.
    Então vamos lá.
    Em uma das tardes quentes de Tefé, reunir-me com uns amigos para fazer telas para pintar as luminárias de uma festa, tiramos fotos do trabalho e foram elas que chamaram a atenção do Serginho que viu na internet e me chamou pra fazer uma matéria. Eu não sou nenhum craque, já vi minha irmã fazer algumas vezes e também acompanhei a criação das nossas telas dos Memes. Mas então fiz umas pesquisas pra ficar por dentro do assunto.
    O Silkscream, ou Cerigrafia como é mais conhecida, é uma técnica fácil e rápida de imprimir imagens em produção de camisetas, confecção de posters, quadros, peças de arte e diversos tecidos comerciais. São apenas algumas etapas pra fazer um trabalho que fica ótimo com poucos custos!
   O processo de impressão se dá no vazamento da tinta através de uma tela preparada. Nessa tela o poliéster ou nylon é esticado num quadro de madeira, alumínio ou aço.
  A impressão da tela (também chamado de Matriz por profissionais) dá-se pelo processo de fotosensibilidade, onde a matriz preparada com uma emulsão fotosensível é colocada sobre um fotolito, sendo este conjunto matriz+fotolito colocados por sua vez sobre uma mesa de luz. Os pontos escuros do fotolito correspondem aos locais que ficarão vazados na tela, permitindo a passagem da tinta pela trama do tecido, e os pontos claros (onde a luz passará pelo fotolito atingindo a emulsão) são impermeabilizados pelo endurecimento da emulsão fotosensível que foi exposta a luz. Em outras palavras, a tela é feita com emulsão e o desenho escolhido, em uma caixa de luz que fará a impressão desse desenho na tela, formando assim a tela vazada.
   Com a tela pronta, você pode “viajar geral” fazendo varias telas com vários desenhos e personalizando suas roupas, exitem sites que já disponibilizam estampas em preto e branco ou colorido, como o bigbangcafe.net, mas uma busca melhor na net não custa nada. A rapidez desse trabalho permite a fabricação da mesma estampa em varias camisas, por exemplo, em um tempo pequeno.
   É possível também usar essa técnica para produzir estampas coloridas, mas serão necessárias mais de uma tela, cada cor do desenho corresponde a uma tela diferente, veja na foto ilustrativa abaixo.
 

   By Gabriel Lopes / BigBangCafe.net

   Fotos das nossas telas e trabalhos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário